segunda-feira, 19 de abril de 2010

COLETE EQUILIBRADOR




O Colete bcd (BCD-buoyancy compensator device) é necessário para manter uma flutuabilidade perfeita do mergulhador.

O colete bcd é formado por um colete com bolsas que se insufla de ar na medida em que o mergulhador acciona um botão próprio (botão insulador), ligado a uma mangueira de baixa pressão ao cilindro.
Insuflando o colete o mergulhador controla a sua flutuabilidade, sendo ela neutra ou positiva.

Desinsuflando o colete o mergulhador controla a sua flutuabilidade, senda ela neutra ou negativa. Para desinsuflar o colete recorre ao botão desinsuflador.
Tanto o botão de insuflar como desinsuflar se encontram na traqueia do colete.
O colete dispõem ainda de 4 válvulas ás quais se recorre para tirar ar colocadas em local estratégico, por forma a que se possa sempre tirar ar independentemente da posição do mergulhador.

Existem diferentes tipos de coletes usados no mergulho. São eles o colete tipo jacket, semi-asa e asa.

Esta explicação serve para o colete jacket e semi-asa.






Fonte: Revista mergulho


Dois dedos. É o absolutamente necessário para inflar e desinflar os coletes equilibradores Aqua Lung com a nova tecnologia i3. O sistema é facilmente acionado por meio de uma pequena alavanca, de cerca de 4cm, no lado esquerdo do colete, bem na altura das costelas. O modelo escolhido para "hospedar" a nova tecnologia é o Sea Quest Pro QD, o mais popular da marca.

A intenção da tal i3 é simplificar ao máximo o processo de inflar e desinflar do colete. Em vez do dispositivo convencional na ponta da mangueira com controles separados para cada uma das operações (encher ou esvaziar), o sistema criado agora se vale de uma pequena alavanca que, se empurrada para cima, infla o equipamento e o desinfla quando o movimento é contrário.

A tradicional empresa alega que a tecnologia baseada em alavancas garante "o mais confiável sistema para uma perfeita flutuação", em detrimento dos sistemas hidráulicos ou pneumáticos. Todavia, a Mares, que fabrica coletes equilibradores com inflador pneumático há quase uma década (o vitorioso Airtrim), rebate dizendo que outras tecnologias estão mais sujeitas a danos pela exposição e ao desgaste natural de suas peças. E que, como seu modelo é patenteado, concorrentes estão legalmente obrigados a buscar outros sistemas.
Polêmicas de lado, é inegável a praticidade da i3. Comandado apenas pelos dedos polegar e indicador e posicionado onde a mão esquerda normalmente descansa. E, em testes feitos pela revista norte-americana Scuba Diving, o Sea Quest Pro QD i3 foi bem rápido para encher e esvaziar.
O Pro QD (que continua no mercado também com o sistema convencional) possui ainda sistema de lastro integrado, comprovadamente útil para uma melhor flutuabilidade. E, um tubo de inflação oral e uma válvula de exaustão manual, just in case... Nos Estados Unidos, o novo Sea Quest chegou às lojas por cerca de 650 dólares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário