segunda-feira, 19 de abril de 2010

No BRASIL temos bons mergulhos!


Abrolhos
Parque Nacional protegido pelo IBAMA, fica a cerca de 75 km da costa da Bahia. Apresenta uma formação de corais única no mundo e, de julho a novembro, recebe a visita das baleias jubartes. Indicações de operadoras e de locais de mergulho no site.
Alagoas
O litoral norte do Estado é conhecido como “Costa dos Corais”. A visibilidade excelente contribui para a prática do mergulho, seja autônomo ou com snorkel.
Angra dos Reis (RJ)
Ilha Grande, como o próprio nome já diz, é a maior da região e apresenta águas claras e naufrágios, como o Pinguino. Para a prática de snorkeling, vale conferir a Enseada das Palmas, Lagoa Azul, Praia Vermelha e Lopes Mendes. A Ilha de Jorge Greco é uma das mais procuradas, com rica e abundante fauna e flora.
Arvoredo (SC)
A Reserva do Arvoredo fica em Bombinhas e para mergulhar é preciso autorização do Ibama. A vida marinha local é rica e baleias francas e tartarugas verdes costumam visitar as ilhas da região.
Bahia
Vários pontos de mergulho como exemplo a praia do forte, onde está localizado uma base do projeto TAMAR, podendo ser visualizado também disovas de tartarugas marinhas, entre outras praias com uma fauna fascinante.
Búzios (RJ)
Ilhas de âncora e Gravatás são as mais populares e visitadas pelos turistas. Para os experientes que procuram mergulhos técnicos, vale a pena conhecer a Laje dos Alagados.
Espírito Santo
Guarapari e Vitória concentram ambientes marinhos interessantes e com diversas espécies de peixes e algas.
Fernando de Noronha
Um dos lugares mais bonitos do Brasil (e do mundo!) para mergulhar. Site oficial com dados específicos sobre cada ponto, como profundidade e grau de dificuldade, além de relação de empresas de mergulho.
Laje de Santos
Instituto criado pelos mergulhadores para proteger e divulgar a Laje de Santos. Informações sobre grau de dificuldade e fauna e flora dos principais pontos de mergulho da região (GOOGLE)
Parati (RJ)
Lugar preferido para o “batismo” de muitos mergulhadores, graças à boa visibilidade e água calma. Abriga diversas ilhas e é possível ver arraias, tartarugas e diversos peixes passeando por lá.
Parcel de Manoel Luís (MA)
Maior banco de corais da América do Sul, localizado no litoral maranhense. Condições de navegações perigosas colaboraram para a formação de um cemitério de embarcações no fundo do mar. Recomendado para mergulhadores experientes.
Parque Nacional Risca do Meio - Ceará
Parque que protege a área de produção e alimentação das espécies marinhas, graças à fragilidade da fauna e flora local. É preciso ter autorização para mergulhar.
Recifes Artificiais Marinhos (PA)
O Instituto Ecoplan e a Universidade Federal do Paraná implantaram recifes artificiais no fundo do mar, com o objetivo de conservar a biodiversidade local e incentivar o turismo subaquático. Vale a pena conferir!
Ubatuba (SP)
No litoral norte paulista, possui ilhas famosas como Anchieta (antes presídio político) e Vitória, ambas com águas limpas e mais tranqüilas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário