terça-feira, 11 de maio de 2010

Acidente no Golfo do México - Minha humilde opinião.



Sou estudante do curso de Tecnologia em Petróleo e gás e sinceramente sou contra muitas atitudes tomadas nessa área, que na verdade só visa o interesse financeiro mesmo. Eu sei que serei muito apedrejada nessa minha carreira, mas acredito que vim ao mundo para aprender o que eles fazem e combater contra o que fazem de errado.
O petróleo é importante, mas deveríamos ter mais respeito quando se tratando do meio ambiente. Vou citar um exemplo que a priori não tem muito haver com o acidente no Golfo, mas também é ambiental. Em uma sonda terrestre, representada por prestadoras de serviços, muitas vezes quando surgem animais invertebrados e asquerosos, os chamados “homens de área” acabam ceifando a vida desses seres. Isso é um crime ambiental gravíssimo e a Petrobrás puni quando descobre,porém, até que a Petrobrás venha a punir, é outra história, pois tudo é omitido. Quando eu falo homem de área não é discriminando e culpando apenas os menos desfavorecidos, até porque os grandes não se sujam com isso, não desta forma e sim omitindo. O ser humano invadiu o espaço de animais que para muitas pessoas não são agradáveis, tá, tudo bem, alguns perigosos, mas quem invadiu o espaço não foram estas criaturas, portanto a culpa é da ganância do petróleo e muitas vezes da fiscalização que acaba fechando os olhos .O meio ambiente perde muito com tudo isso.
Para os leitores do meu humilde blog irei explanar a tragédia ocorrida no dia 22 de abril deste ano, no Golfo do México, A plataforma era a Deepwater Horizon que pertence à empresa suíça Transocean Ltda. e extraía petróleo para a British Petroleum (BP). Ela tinha uma superfície de 132 metros de comprimento por 85 de largura e podia perfurar a uma profundidade de mais de oito quilômetros. A mesma afundou depois de explodir, abordo haviam 126 pessoas, onde tiveram que pular de uma altura de 30 metros para sobreviverem, 11 pessoas estavam desaparecidas até então.
Enfim, uma imensa mancha de óleo está se alastrando e matando muitos animais marinhos. “minha maior raiva é esta.” Sinceramente não gosto nem de pensar que me dá vontade de chorar, sou super fraca quando se trata do meio ambiente e quando envolve “chacina” marinha fico mais fraca ainda. Vários métodos já foram utilizados para conter tanto o vazamento e conseqüentemente o alastramento do óleo, pelo o que entendi a cabeça do poço está aberta e precisa ser fechada o mais rápido possível, óbvio. Porém não é tão simples quando se tratando de muitos metros de lâmina d’água acima deste poço. Já foram utilizados robôs para o fechamento desta cratera negra, uma caixa de aço foi conduzida acima do buraco, e mesmo assim, ainda estamos sem solução. Espero que encontrem o mais rápido possível, pois a biodiversidade daquela região é belíssima, apesar de que, para mim qualquer biodiversidade seria bela mesmo e não merece sofrer com todo esse desconforto criado pela ambição do homem.
Eu sei que é usado um nível altíssimo de tecnologia, mas ao meu ver isso não passou de um erro humano, é normal errar, aprender com os erros, mais se tratando de uma sonda de grande porte, de grandes responsabilidades e com uma equipe desde então qualificada, gostaria de não pensar que este erro foi coletivo, se caracterizando em uma estupidez.
Sabe o que acaba me revoltando muito mais? É que essa tragédia já é considerada a maior neste setor e cada vez mais, o óleo se alastra, e os animais, plantas, aves estão morrendo. No final de tudo, irão anunciar o desastre com números mentirosos, abafando o verdadeiro desastre ocorrido, que logo será esquecido e quem “pagou o pato” foi quem nem ao menos sabe o que é Petróleo.





..

Um comentário: